Licenciamento ambiental
Por atuarmos em vários estados no Brasil, possuímos tecnologia para a elaboração de todos tipos de licenciamento ambiental. Os métodos de elaboração de licenças são constituídos em:
Licença prévia (LP): Ocorre na fase preliminar do planejamento da atividade, contendo requisitos básicos a serem atendidos nas fases de localização, instalação e operação, observados os planos municipais, estaduais ou federais do uso do solo;
Licença de instalação (LI): Autorizando o início da implantação, conforme as especificações constantes do projeto executivo aprovado;
Licença de operação (LO): Autorizado, após as verificações necessárias, o início da atividade licenciada e o funcionamento de seus equipamentos de controle de poluição de acordo com o previsto nas licenças prévias e de instalação.
Consultoria/Assessoria ambiental:
A consultoria/assessoria ambiental está relacionada a implantação de um sistema de gestão ambiental que constitui estratégia para que o empresário identifique oportunidades de melhorias que reduzem os impactos das atividades da empresa.
A gestão ambiental está fundamentada em 5 princípios básicos que podem ser definidos como:
Assegurar comprometimento com o SGA e definir a Política Ambiental;
Elaborar um plano de ação para atender os requisitos da política ambiental;
Assegurar condições para o cumprimento dos objetivos e metas ambientais;
Realizar avaliações quáli-quantitativas periódicas de conformidade ambiental da empresa;
Revisar e aperfeiçoar a política ambiental, os objetivos e metas e as ações implementadas para assegurar a melhoria contínua do desempenho ambiental da empresa.
Projeto ETE
O projeto é o plano geral de construção constituído de desenhos técnicos e todas as informações necessárias à execução da obra projetada.
As etapas de elaboração de projetos são:
Estudo preliminar;
Anteprojeto;
Projeto básico;
Projeto executivo;
Memorial descritivo, justificativo e de cálculo;
Dimensional técnico de equipamento e serviço;
Cronogramas e orçamentos;
Treinamento opcional em campo.
Equipamentos ETE/ETA
Estações de tratamento de água e de efluentes são equipamentos específicos, porém distintos. A estação de tratamento de água físico-químico é utilizada para remover sólidos em suspensão através de adição de produtos químicos conhecidos como alcalinizantes, coagulantes e polímeros. São inúmeros tipos de coagulantes, enquanto os alcalinizantes mais utilizados são o hidróxido de sódio e carbonato de cálcio. Os polímeros existentes e mais utilizados são os iônicos catiônicos.
As estações de tratamento de efluentes são classificadas como:
Físico-químico: com adição de produtos químicos;
Físico-químico-biológico: com adição de produtos químicos e microrganismos aeróbios ou anaeróbios;
Biológico–microrganismos aeróbios e anaeróbios;
Físico: decantação natural, filtração.
Em resumo, a ETA é utilizada de modo geral para tratar água para consumo humano ou utilização industrial.